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Aumente a produtividade com indicadores de performance e tome decisões com assertividade

Os indicadores de performance são medidas quantitativas e/ou qualitativas que fornecem informações valiosas sobre o desempenho de uma empresa, projeto, departamento ou indivíduo. 

Ao monitorar e analisar esses indicadores de forma sistemática, as organizações podem obter insights sobre o progresso em relação a metas e objetivos, identificar áreas de baixo desempenho e implementar ações corretivas.

Pensando nisso, neste artigo, exploraremos a importância dessas métricas na busca pela produtividade e eficiência organizacional, bem como para identificar gargalos, medir a eficácia dos processos, otimizar recursos e impulsionar melhorias contínuas — sobretudo, na área de TI.

Além do mais, abordaremos como os indicadores de desempenho auxiliam na tomada de decisões com maior assertividade, embasadas em dados concretos e informações objetivas.

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Por que acompanhar os indicadores de performance

A medição dos indicadores de performance desempenha um papel fundamental  em todas as áreas de negócio da empresa, fornecendo uma visão clara e abrangente do desempenho dos sistemas, processos e serviços. Ao medir e acompanhar os indicadores relevantes, como tempo de resposta, disponibilidade e qualidade do serviço, a empresa obtém informações valiosas para verificar a eficiência e identificar situações de melhoria.

Desse modo, é possível detectar pontos de entrave nos sistemas, os quais exigem otimização. Com base nessas informações, a equipe de TI pode tomar medidas proativas para melhorar a capacidade de resposta dos sistemas, reduzir tempos de inatividade e aprimorar a experiência do usuário. Veja mais, a seguir:

  1. Tempo de resposta

O tempo de resposta é um indicador de performance utilizado para mensurar o tempo necessário que um serviço leva para responder a uma solicitação do usuário. Refere-se ao intervalo de tempo entre o envio de uma requisição e o recebimento da resposta correspondente. Particularmente relevante em atendimento entre TI e as demais áreas de negócio da empresa.

Esse indicador é de grande importância, pois está diretamente relacionado à experiência do usuário. Ou seja, o tempo de resposta mais rápido e eficiente é essencial para proporcionar uma navegação ágil, interações fluidas e uma percepção positiva do sistema ou serviço utilizado.

  1. Disponibilidade

Esse é um dos principais parâmetros utilizados para medir a confiabilidade e a disponibilidade de sistemas, aplicativos ou serviços. Ele refere-se à capacidade de um sistema ou serviço estar disponível e acessível aos usuários dentro de um determinado período de tempo.

Ela pode ser expressa como uma porcentagem de tempo em que o sistema está funcionando corretamente. Por exemplo, se um serviço está disponível 99% do tempo, significa que ficou inoperante por cerca de 3,65 dias em um ano. 

A sua medição envolve o monitoramento constante do sistema e o registro do tempo de inatividade planejado e não planejado. Isso inclui períodos de manutenção, atualizações, reparos e possíveis falhas do sistema. Com base nessas informações, é possível calcular a disponibilidade do sistema ao longo do tempo.

  1. Satisfação do usuário

A satisfação do usuário é um indicador de performance subjetivo que mede a experiência geral do usuário em relação a um produto, serviço ou interação. Pode ser avaliada por meio de pesquisas, feedback direto ou análise de dados comportamentais. 

Medir esse indicador de desempenho ajuda a compreender o impacto das soluções de TI nos usuários finais e a identificar oportunidades de melhoria. Uma alta satisfação do usuário é fundamental para a retenção de clientes, o sucesso dos negócios e a construção de uma boa reputação.

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