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Balanced Scorecard: O que é e como aplicar essa gestão estratégica
Conhecido como um modelo de gestão estratégica, o Balanced Scorecard (BSC) visa aumentar o desempenho das empresas que o utilizam. Saiba Mais!
imagem das mãos de um homem digitando ao fundo, e na frente um gráfico

Sua empresa quer melhorar a produtividade e aumentar o desempenho do time? Então, o Balanced Scorecard é a ferramenta ideal. Considerado um modelo de gestão, o BSC busca definir estratégias e desenhar planejamentos de maneira muito mais abrangente.

Neste artigo, vamos falar sobre esse formato de gestão estratégica que, implementado da forma correta, já levou muitos negócios ao sucesso ao redor do mundo.

A origem e o significado do Balanced Scorecard

Esse conceito, traduzido para o português como, Indicadores Balanceados de Desempenho, surgiu em 1992, por meio do estudo de Robert Kaplan e David Norton, dois professores que trabalhavam na Harvard Business School.

O Balanced Scorecard é considerado um modelo estratégico de gestão, que demonstra porque os indicadores escolhidos por um negócio, não devem estar restringidos apenas a informações econômicas ou financeiras. 

Pelo contrário: juntamente a esses dados, é importante analisar também desempenhos de mercado junto aos clientes, performances dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia, projeções, entre outros.

As perspectivas do Balanced Scorecard

Definidas em quatro, as perspectivas são as áreas de implementação do Balanced Scorecard e podem ser trabalhadas de forma integrada. Veja quais são:

  1. Perspectiva Financeira 

Analisa os impactos das decisões estratégicas sobre as metas. Aqui, os indicadores financeiros são importantes para mostrar se a empresa está na direção certa.

  1. Perspectiva do Cliente

Considera a participação da empresa no mercado e a satisfação dos clientes, pensando nas características dos produtos ou serviços, relação com o cliente, imagem e reputação. 

  1. Perspectiva dos Processos Internos

Nesse caso, o foco é na qualidade dos processos internos, seja em termos de inovação e de operação ou pós-venda. 

  1. Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

Busca avaliar a satisfação dos colaboradores, analisando rotatividade, treinamentos aplicados, infraestrutura e objetivos impostos.

Essas são as bases para implementação do BSC. Agora, veja algumas dicas de como aplicá-lo.

Como aplicar o Balanced Scorecard em uma empresa?

Os criadores dessa metodologia destacam, em seus estudos, quatro processos essenciais para a aplicação do BSC:

1. Traduzir visão e estratégia

Aqui, o foco é reunir todo o time e, a partir daí, clarear a visão de todos, para, posteriormente, estabelecer um consenso e transformar tudo isso em estratégia.

2. Comunicar e vincular 

O BSC só será um sucesso se a equipe for engajada para fazê-lo dar certo. Por isso, a comunicação é fundamental. 

Neste cenário, é importante educar o time em relação à metodologia e ao plano de ação, vinculando recompensas aos indicadores de desempenho.

3. Planejar e fixar objetivos

Para alcançar os objetivos, é fundamental ter recursos financeiros, humanos e de infraestrutura disponíveis, que são amarrados ao controle orçamentário. 

Neste sentido, é possível alocar dinheiro, recursos e pessoas conforme o planejado.

4. Dar feedbacks 

Uma vez que a gestão estratégica é um processo que requer aprimoração constante, os feedbacks são essenciais para a evolução do time e, obviamente, a gestão como um todo.

Vantagens de utilizar o Balanced Scorecard em sua empresa 

O Balanced Scorecard possibilita uma série de benefícios a um negócio, quando implementado da forma correta. Confira os principais:

 – Visão ampla e sistêmica 

Possibilita uma visão completa do negócio, já que as análises de desempenho e a definição de estratégias não se limitam somente ao fator financeiro.

– Melhora na alocação de recursos

Possibilita maior conexão entre o ecossistema da empresa, permitindo distribuir os recursos disponíveis com maior eficácia.

 – Clareza na definição de objetivos e estratégias

Por ser uma ferramenta com um forte apelo visual, é possível entender de maneira clara todas as metas a serem alcançadas e as estratégias que devem ser colocadas em prática.

– Tomadas de decisão assertivas

Facilita os processos de tomada de decisão, que passam a ser mais assertivos, já que são baseados em resultados, não em achismos.

– Engajamento das equipes

Favorece a participação do time na definição de metas e estratégias, onde cada um pode acompanhar os resultados, estimulando o engajamento.

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