A transformação digital acelerada nos últimos anos exigiu que empresas adotassem estratégias mais dinâmicas e flexíveis para sustentar suas operações. Foi assim que a TI híbrida passou a ser uma das arquiteturas mais adotadas por organizações que buscam agilidade, escalabilidade e otimização de custos.
Essa combinação de infraestrutura local (on-premise) e serviços em nuvem traz também suas complexidades. Neste artigo, vamos entender quais são elas e como vencer os desafios com uma ferramenta completa e adaptável. Siga a leitura.
Os desafios da gestão de TI híbrida
A adoção de modelos híbridos oferece uma série de vantagens da continuidade dos negócios à alocação inteligente de workloads. Porém, o gerenciamento desse tipo de infraestrutura traz obstáculos, como:
- Falta de visibilidade unificada;
- Ambientes vulneráveis a ataques cibernéticos e perdas de dados;
- Monitoramento contínuo e políticas rígidas;
- Custos não otimizados;
- Complexidade na integração entre sistemas locais e multi-cloud.
O papel da automação e da inteligência na gestão de TI híbrida
Para lidar com esses desafios, ferramentas inteligentes de monitoramento e automação têm se tornado parte do planejamento das empresas. Soluções que oferecem uma abordagem unificada para a gestão da infraestrutura híbrida permitem visibilidade em tempo real, automação de tarefas repetitivas e respostas proativas a incidentes.
Com o uso de IA e machine learning, é possível identificar anomalias, prever falhas e recomendar ações antes que problemas maiores aconteçam. Assim, sai a gestão reativa e entra a gestão preditiva, muito mais eficaz em ambientes dinâmicos.
Os riscos de uma gestão inadequada
De acordo com a empresa de consultoria Gartner, até 2028 mais de 95% das novas iniciativas digitais serão baseadas em plataformas nativas da nuvem. Para que a migração nos próximos anos seja realista e consciente, o híbrido é um importante aliado.
Porém, ignorar a complexidade desse modelo, apenas acelerando os passos iniciais, traz impactos negativos ao seu negócio. Veja alguns riscos que a falta de gestão especializada causa:
- Incidentes de segurança e vazamento de dados sensíveis;
- Descumprimento de normas como LGPD, HIPAA ou GDPR;
- Interrupções operacionais por falhas em integração ou configuração;
- Orçamentos extrapolados devido ao uso ineficiente da nuvem.
Com TIVIT Sensr, você tem um ecossistema completo de soluções
Gerencie sua infraestrutura local e em nuvem sem perder o controle. A plataforma disponibiliza as melhores estratégias dentro de um modelo ITSM, ESM e CSC.
Entre os módulos de atuação, estão:
- Service desk: centralize, automatize e gerencie as demandas de todas as áreas de negócio da sua empresa com conceitos de Gerenciamento de Serviços Empresariais e Centro de Serviços Compartilhados.
- Workflow: automatize atividades com visão ampla de requisições, fluxo de aprovação e alocação de pessoas.
- Gestão de projetos: facilite o gerenciamento com metodologias ágeis, estrategicamente alinhadas aos objetivos da sua empresa.
- SAC: automatize e melhore a organização do atendimento ao cliente.
- Contratos e fornecedores: realize uma gestão efetiva dos seus contratos, garantindo rastreabilidade e segurança.
- Gestão de riscos e compliance: análise da maturidade da empresa através de normas, diretrizes e matrizes de riscos.
- BI, BSC e OKR: crie e acompanhe estratégias e indicadores de performance, alinhados aos objetivos estratégicos do negócio
Inteligência Artificial: tenha a automação ao seu lado para focar mais na tomada de decisões.
Adote a plataforma de ITSM, ESM e Workflows mais completa do mercado
Oferecemos gestão total de canais de atendimento e a cobrança é feita em moeda brasileira, livre de taxas internacionais. Você terá implantação rápida, mais agilidade, além de autonomia para customizar os processos.
Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e entenda como a TIVIT Sensr será sua aliada para evitar falhas e otimizar sua TI híbrida!