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Gerenciamento de serviços de TI: qual software utilizar?
Entenda como fazer um gerenciamento de serviços de TI eficiente e qual software utilizar para isso. Saiba Mais!
gerenciamento de serviços de TI - imagem homem segurando um laptop e mexendo em uma tela digital

Garantir entregas 100% eficientes e seguras no setor de TI e nas principais áreas de negócios é um dos maiores desafios das empresas hoje em dia. No entanto, essa é uma das principais formas de garantir processos otimizados e maior competitividade ao negócio. 

 Para tornar tudo isso possível, entram em cena softwares que ajudam no gerenciamento de serviços de TI, onde muitos falam do ITSM, mas vale reforçar que isso transcende a TI, por isso ITBM (IT Business Management) e ESM  (Enterprise Service Management) são conceitos implementados nas empresas que buscam de fato uma empresa integrada, com processos otimizados e automatizados. 

Você sabe como fazer esse serviço, desde o plano estratégico até a coordenação de incidentes? 

O que observamos é que neste conceito de gerenciamento de serviços de TI, muitas empresas param no “registro” da demanda, tratando tudo como Incidente (disciplina do ITIL). Mas, queremos explorar que, um gerenciamento de serviço vai além, e outros processos como Service request, Gestão de Problemas, Gestão de mudanças, podem trazer mais eficiência. 

Vamos explicar mais sobre esse conceito, como aplicá-lo no dia a dia e qual o melhor sistema para implantá-lo dentro da empresa. Acompanhe!

O que é gerenciamento de serviços de TI?

Chamado de IT Service Management (ITSM) em inglês, o gerenciamento de serviços de TI se traduz como um conjunto de processos que envolve planejamento, execução e monitoramento na área da TI.

Esse serviço possui uma abordagem de projeto, gerenciando a maneira como as marcas atuam no setor, o que resulta em maior eficiência no ciclo dos serviços criados por meio de uma gestão segura e eficaz.

Acordos de nível de serviço, catálogo de serviço, plano de comunicação, automação de processos, fluxos gerenciáveis, workflow, análise causa raiz, são ações fundamentais desse processo.

Benefícios do gerenciamento de serviços de TI 

O gerenciamento de serviços de TI possuem diversos benefícios, que atendem às necessidades de cada negócio, independentemente da área de atuação, com eficiência. Veja os principais:

  • Controle dos custos de TI;
  • Diminuição de custos trabalhistas;
  • Time especializado e com experiência;
  • Aumento da segurança;
  • Estrutura resiliente e segura;
  • Redução de riscos;
  • Melhora na eficiência e competitividade;
  • Implementação rápida de novas tecnologias.

A importância do gerenciamento de serviços de TI 

Sua empresa passa por problemas em TUI e você não consegue identificá-los? Você busca agilizar os processos para melhorar a produtividade do seu time? Tudo isso necessita de um gerenciamento de serviços de TI eficiente.

E não é só! Ele também auxilia a desenvolver e otimizar os trabalhos do dia a dia, promovendo:

  • Maior qualidade na entrega do serviço, uma vez que há maior controle de informações e atividades;
  • Melhoria na satisfação dos clientes, já que o atendimento oferece o que o usuário busca;
  • Estratégia do negócio alinhada, pois o gerenciamento de serviços de TI ajuda na tomada de decisões da organização;
  • Otimização de processos, porque as ferramentas adequadas promovem um aumento no aproveitamento dos profissionais, além de facilitar suas rotinas.

Como aplicar o gerenciamento de serviços de TI na empresa?

Para implementar o gerenciamento de serviços de TI na sua empresa, alguns passos precisam ser considerados:

  • Escopo: planejamento do projeto.
  • Tempo: definir um cronograma de atividades, segundo prazos estabelecidos.
  • Custos: a manutenção e execução do projeto devem ser predefinidos e avaliados de acordo com o orçamento. 
  • Qualidade: é importante existir a boa execução, que garanta a satisfação do cliente e supere as suas expectativas. 
  • Recursos Humanos: definir os times envolvidos, o gerente de projetos responsável e capacitar a equipe é essencial.
  • Comunicação: a boa gestão do projeto, com informações sendo repassadas, é fundamental para concluir com eficiência e rapidez. 
  • Análise de riscos: é importante realizar o mapeamento de riscos e aplicação de medidas de prevenção e contenção em casos extremos.
  • Aquisições: as contratações de profissionais específicos devem ser realizadas durante a implantação do projeto, assim como a aquisição de equipamentos e insumos.
  • Integração: um projeto integrado têm maiores chances de sucesso.

A relação de Service Desk e o gerenciamento de serviços

O Service Desk é muito importante, atuando em conjunto com o gerenciamento de serviços de TI. Por meio da plataforma, é possível gerenciar tíquetes, incidentes e solicitações de serviço, bem como a comunicação do usuário. 

Dentro do Service Desk, ficam à disposição diversas ferramentas de gerenciamento de serviços de TI para a realização do trabalho com eficiência.

A SENSR.IT disponibiliza o mais moderno e completo Software de Gerenciamento de Serviços, que integra todas as áreas de negócio da sua empresa. Com ele, é possível:

  • Automatizar os atendimentos pelo Service Desk;
  • Gerenciar todos os projetos;
  • Fazer a gestão dos contratos e fornecedores;
  • Realizar a gestão de riscos e impactos.

Software para gerenciamento de serviços de TI: conte com a SENSR.IT

Para uma entrega estratégica de serviço, é importante observar os conceitos que cada solução traz, e o mais importante, se a empresa possui conceitos e visões modernas, inovadoras e escaláveis.

Centralize, automatize e gerencie as demandas de todas as áreas de negócio da sua empresa com a SENSR.IT. 

Organize todas as requisições, separando-as por áreas, tenha estratégias diferentes de catálogo de serviço, workflow e SLA e estruture e controle os processos, melhorando a satisfação dos seus clientes internos e externos.

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