DATA

Tendências tecnológicas 2023: prepare a empresa para o futuro
Confira quais serão as principais tendências tecnológicas aliadas das empresas para o próximo ano e veja qual pode ser aplicada em seu negócio. Leia Aqui.
tendências tecnológicas - imagem de uma mão de um homem vestido de terno, e na mão saem elementos tecnológicos como celulares, computador e o mapa mundi ao fundo

Conhecer as tendências tecnológicas é um passo muito importante para o futuro da sua empresa. Afinal, é a partir delas que você irá traçar planos, definir metas e elaborar as estratégias para obter os resultados almejados.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas das principais tendências tecnológicas que prometem ser utilizadas pelas empresas em 2023. Acompanhe!

Por que a sua empresa precisa contar com as tendências tecnológicas?

Cada vez mais, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada de empresas de todos os segmentos e, para o próximo ano, isso não seria diferente. 

Afinal, os negócios que contam com as tendências tecnológicas têm maiores oportunidades de crescimento, se mantêm ainda mais competitivos, desfrutam de vantagens que estas soluções trazem ao processo produtivo e ainda garantem a sustentabilidade do planeta.

Quais serão as tendências tecnológicas para 2023 segundo Gartner?

O Gartner Group é uma empresa especializada em pesquisas e consultoria em tecnologia da informação que, anualmente, identifica as tendências tech para os negócios. 

Para o próximo ano, as análises mostram que 94% dos CEOs querem manter ou acelerar a transformação digital, que foi impulsionada pela pandemia. Isso deverá acontecer após a verificação de quais tecnologias são mais relevantes e estratégicas para o negócio.

O que esperar das tendências tecnológicas para 2023?

Entre os principais destaques estão:

  1. METAVERSO

Estima-se que, até 2027, cerca de 40% das empresas a nível global estarão utilizando uma combinação de Web3, computação espacial e gêmeos digitais em projetos baseados em metaversos, com o objetivo de aumentar a receita.

Além disso, o uso do metaverso contribui para as organizações proporcionarem maior engajamento, colaboração e conexão com os seus colaboradores por meio de espaços virtuais e novas experiências.  

  1. MALHA DE DADOS OU DATA FABRIC

Atualmente, os dados são ativos muito valiosos para as organizações e são armazenados em diferentes ambientes, desde sistemas de gestão informatizados, até apps. 

Com isso, se vê uma dificuldade de aproveitar essas informações em sua totalidade, então, entra em cena a malha de dados, que é uma grande tendência para 2023.

Trata-se de tecnologias capazes de reunir e integrar em uma única plataforma os dados de diferentes fontes e usuários, facilitando o acesso.

  1. PLATAFORMAS NATIVAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Esse modelo de computação já evoluiu bastante no decorrer dos anos e, hoje, as plataformas nativas representam não apenas a possibilidade de armazenamento, como também caracterizam-se por ser um local onde desenvolvedores constroem e mantêm aplicativos em uma estrutura de nuvem própria. 

Isso garante às empresas a autonomia de controlar os seus próprios sistemas a qualquer hora e de qualquer lugar, de forma rápida e segura. 

  1. INTELIGÊNCIA DE DECISÃO

O processo de tomada de decisão em uma empresa é definido a partir de uma série de ações estratégicas que, muitas vezes, podem causar falhas e serem lentas. 

Por isso, a tendência é que, para o próximo ano, essas escolhas sejam embasadas em dados adequadamente tratados para agilizar o processo e garantir maior exatidão nas decisões.

A IA deve ser uma grande aliada nessa questão, pois é capaz de reunir e refinar informações para facilitar essa ação. Além disso, integra diferentes tipos de dados filtrados por relevância, gerando métricas e relatórios cada vez mais precisos.

  1. HIPERAUTOMAÇÃO

Atualmente contamos com um novo patamar de automação, conhecido como hiperautomação – trata-se de uma integração entre diferentes tecnologias, como Inteligência Artificial, Machine Learning, RPA (Robotic Process Automation) e conexão de alta velocidade em redes 5G.

A finalidade é automatizar qualquer tipo de operação repetida de baixo valor, eliminando ao máximo a intervenção humana trazendo agilidade em processos para melhorar o resultado dos negócios.

  1. 5G E CONECTIVIDADE APRIMORADA

A tecnologia 5G representa maior velocidade de conexão, além de reduzir consideravelmente o tempo de resposta, permitindo que os dados sejam compartilhados com mais agilidade e evitando perdas e atrasos no processamento.

Para ter uma ideia de forma prática dessa melhoria, considere que as redes móveis 4G conseguem chegar a uma média de 45 Mbps de velocidade, enquanto a 5G deverá ultrapassar a marca do 1 Gb/s. 

Apesar de ainda estar em fase de implementação nos estados brasileiros, essa é uma grande aposta para a construção de empresas, fábricas e até cidades cada vez mais conectadas e inteligentes.

  1. COMPUTAÇÃO ALIADA À PRIVACIDADE

Essa tendência tem se fortalecido com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde 2020, que refere-se à segurança e à privacidade dos dados dos usuários na internet. 

Com isso, cada vez mais, as empresas estão preocupadas em garantir a sua devida proteção e estar de acordo com a legislação. 

Por isso, para 2023, estima-se que as organizações invistam ainda mais em recursos especiais de coleta, armazenamento e tratamento dos dados dos clientes.

  1. APLICATIVOS COMBINÁVEIS

Trata-se da capacidade de integrar (ou combinar) apps a outros softwares, adicionando recursos e aprimorando a gestão dos negócios. 

Essa é uma forma de permitir que os desenvolvedores ganhem tempo na criação da aplicação e torna o negócio mais competitivo, escalável e flexível.

  1. PROGRESSO EM TECNOLOGIA VERDE

A tecnologia pode ser uma excelente aliada das práticas sustentáveis, inclusive diante de um grande desafio, que é reduzir as emissões de carbono na atmosfera. 

Uma ótima alternativa para 2023 é apostar no progresso contínuo em torno do hidrogênio verde, que é uma nova fonte de energia de queima limpa, que emite baixíssima quantidade de gases que causam o efeito estufa.

  1. ROBÔS MAIS REAIS

Isso refere-se tanto no quesito aparência quanto na capacidade e habilidade. Por isso, os robôs poderão ser usados ​​no mundo real como recepcionistas de eventos, bartenders, concierges e acompanhantes de idosos.

Além disso, realizarão tarefas complexas em armazéns e fábricas enquanto trabalham ao lado de humanos na produção e na logística.

Conte com o Software ITSM da SENSR.IT

Se deseja contar com as tendências tecnológicas a favor do seu negócio, precisa também conhecer as soluções da SENSR.IT, que são sob medida para elevar a maturidade dos processos de negócio de sua empresa. Conheça todas as opções na página de soluções!

Fique por dentro dos nossos assuntos

Plataforma
Contatos
Fique por dentro
Receba as Próximas Atualizações:

© 2022 SENSR.IT – Todos os direitos reservados.