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Principais Dificuldades em TI

Sua empresa enfrenta esses problemas?

Conheça as cinco principais dificuldades em TI

Por: Fabio Varricchio | CEO Sensr.IT

Hoje as empresas podem contar com a tecnologia para crescer e se desenvolver. No entanto, é exatamente nesta área que elas pecam por não investir corretamente em hardware, software e serviços necessários para o seu negócio. Há companhias que enxergam o departamento da Tecnologia da Informação como um gasto a mais, sendo que ele é justamente quem permitirá a economia de recursos no futuro e acreditem, manter o negócio competitivo. A pandemia evidenciou como a Tecnologia é importante para o negócio.

Um exemplo pratico, até 2019 o Zoom tinha 10 milhões de assinantes com a pandemia ele passou a ter 300 Milhões, isso mostra que a tecnologia é fundamental e para o zoom (ou qq outra solução de conferência) funcionar , existe uma tecnologia necessária para o usuário usufluir deste beneficio. Agora, imagine a importante de ERP, CRM, E-commerce, IA, Bots

Como você tem sido percebido? Essa visão precisa ser repensada com urgência.

Veja, abaixo, quais são os cinco maiores problemas de TI que as empresas enfrentam:

1 – Usar hardwares, softwares e/ou tecnologias desatualizadas

Recentemente, uma pesquisa apontou que, no mundo, cerca de 50% das empresas ainda usa o Windows XP em pelo menos uma máquina de suas redes. O sistema da Microsoft foi lançado em 2001 e 13 anos depois encerrou seu suporte, ou seja, ele não recebe mais atualizações importantes de segurança, o que coloca a empresa em sério riscos e vulnerabilidades.

Para economizar dinheiro, muitas companhias decidem utilizar um hardware antigo ou sem qualidade, mas vale lembrar que “o barato sai caro”. Essa economia é ineficaz, já que a manutenção de equipamentos obsoletos é mais cara do que dar um upgrade na rede. Muitos não levam em consideração o custo direto e indireto para manter algo antigo (suporte, energia, equipamento parado e colaboradores com horas improdutivas)

Neste cenário, as empresas economizam no Hardware, as gastam com equipe, tempo de resolução e peças.

Recomendações:

  • Ter um inventário completo em tempo real
  • Politica e estratégia de BYOD (muitos usam seus próprios equipamentos para trabalho em na empresa ou em casa)
  • Fazer uma análise de Tendência
  • Definir equipamentos A, B e C – dependendo da necessidade
  • Plano de depreciação
  • Plano de descarte
  • Pensar ne estratégia Home Office, é algo que precisa estar no radar (mobilidade)

2 – Não fazer backup

As empresas passam o dia na correria e por isso muitas não dão importância à atualização dos backups e um plano adequado de salvamento. Aí elas esbarram na questão financeira mais uma vez. É necessário investir em hardware ou assinar algum serviço em nuvem que armazene os dados.

Sem esse investimento, a empresa pode não sobreviver. Muitos devem se lembrar de eventos como as torres gêmeas em NY, mas não precisamos ir tão distante, recentemente o volume de ataques cybernéticos que tivemos e milhares de empresas perderam informações estratégicas, pois armazenavam de forma incorreta.

Com a pandemia, temos percebido o volume imenso de vazamento de informações, neste ponto temos 2 problemas: Preservar a integridade (agora com a LGPD é fundamental) e manter a disponibilidade no acesso a informação, afinal, mesmo no incidente, o negócio não pode parar enquanto se busca a causa raiz.

Fazer backup periodicamente é o que garante a vida de muitas empresas, que ao enfrentar problemas técnicos em seus ambientes, podem perder todos os dados da noite para o dia. E se isso acontecer em sua empresa?

Recomendações:

  • Diferencia archieve de dados utilizados constantemente
  • Crie uma politica de backup, clareando os arquivos backupeados e periodicidade
  • Tenha sempre um Backup fora da empresa
  • Evite HD’s externos conectados ao servidor para Backup’s
  • Se possível, utilize Backups In Cloud
  • Não pense que o server in cloud você não terá que se preocupar com o backup de arquivos importantes para empresa

3 – Falta de segurança

Junto à tecnologia nasceram os hackers. Vez ou outra eles dão uma dor e cabeça e tanto para as empresas. Eles invadem sistemas corporativos e roubam dados para usar maleficamente. E a espionagem empresarial? Isso tudo existe e é um problema seríssimo.

Uma falha na segurança virtual pode expor informações de clientes, funcionários e fornecedores, trazendo um risco imensurável a todos que estão envolvidos na empresa.

Além da falha de segurança que pode existir, a TI / SEGINF precisa se preocupar com os dados sensíveis, saber diferencias e saber que o risco de segurança não acontece apenas em um vazamento através de um acesso externo, mas pode acontecer também via acessos desnecessários internamente.

Recomendações:

  • Tenha politica de segurança bem definida
  • Tenha politica de privacidade de dados
  • Monitore os sites acessados e tentativas de invasões
  • Tenha Firewall adequados para sua estrutura (prevenir é melhor do que remediar)
  • Criei regras consistentes de acessos
  • Separe redes corporativas de visitantes e/ou liberadas para Celulares
  • Crie segmentações de acessos
  • Mapeie os dados sensíveis, gere consciência na empresa

4 – Conexão ruim

O que seria das empresas hoje sem a internet? Boa parte delas usa a internet para fins de trabalho. É por isso que todas elas investem em uma boa conexão, correto? Não. A realidade de muitas empresas são as conexões de baixa velocidade. Além da conexão instável prejudicar a produtividade geral da empresa, afeta todos os setores que nela atuam. Muitas empresas estão fechando pacotes caseiros para empresas e não de deparam com a velocidade e riscos envolvidos.

E agora que todos estão em Home Office ? Como TI precisamos orientar os usuários em suas residências e analisar como estão essas conexões na empresa, seja via VPN ou acesso a ambientes Cloud.

Vivemos em uma geração que não conseguimos ver o looping e mensagem de carregando uma pagina, por isso, precisamos sempre analisar: Internet, Equipamento e Aplicação.

Recomendações:

  • Analise o quanto uma aplicação Web consome ou recomenda de Internet por usuário
  • Contrate sempre links corporativos, existem varias empresas com ótima relação custo x benefício (saindo das tradicionais)
  • Tenha sempre um Link adicional para backup
  • Separe as conexões, priorize pacotes e acessos estratégicos (QoS)
  • Tenha estratégia de conexões

5 – Profissionais de TI com baixa performance

Muitas empresas questionam os trabalhos de suporte a TI, olhando apenas o atendimento, neste contexto terceirizar sustentação de TI parcial ou Full é algo aceitável quando a corporação tem isto como cultura, mas “delargar” esta atividade é um risco.

O maior problema se concentra quando uma pessoa funciona como um “faz tudo” na empresa. Não perca de vista que o especialista em tecnologia precisa ser qualificado para executar as demandas do departamento.

No entanto, não pode ser sobrecarregado com tarefas que fogem do seu objetivo, que é garantir o bom funcionamento da rede e dos sistemas que a empresa utiliza.

O Sustentar a TI é importante, mas não estratégico, por isso percebemos que as empresas buscam profissionais “Multi Tarefas”, com Soft Skills para ir além de manter o ambiente no ar, mas sim apoiar a definir as melhores tecnologias para o negócio.

Diploma é importante, mas o diferencial será as horas de voo e experiência para tomada de decisões estratégicas.

Recomendações:

  • Tenha profissionais ágeis e que consiga ir além do solicitado
  • Foque no planejamento das atividades e gestão efetiva
  • Faça um roadmap e plano de acompanhamento
  • Apresente para a direção os problemas e soluções em andamento
  • Tenha um catálogo de serviços bem definido com acordos de SLA
  • Separe incidentes de projetos
  • Valorize através de marcos a evolução de TI

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Autor: Fabio Varricchio, CEO da Sensr.IT

  • Especialização Governança corporativa – Babson | USA
  • Especialização Governança Financeira – Columbia University | USA
  • MBA Gestão de empresas e negócios
  • Pos graduado em Segurança da Informação

Duas décadas de experiência em estratégia de TI e Gestão de Negócios, atuou em grandes empresas em projetos nacionais e internacionais. Ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Planejamento estratégico de TI, Planejamento estratégico Digital, Delivery Services, Governança e segurança da Informação, ERP, Projetos Web, desenvolvimento de negócios, consultoria empresarial.

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