Quem faz parte do universo de negócios, softwares e tecnologias provavelmente já ouviu falar de Kanban. Termo de origem japonesa, traduzida como “cartão” ou “sinalização”, significa um sistema que busca otimizar a produção da empresa.
Resumidamente, é um método criado pela Toyota em 1940, reconhecido por sua simplicidade e pelos benefícios que possibilita às marcas dos mais variados segmentos. Ainda não conhece o Kanban e quer saber mais sobre essa técnica para aplicar em sua rotina de trabalho? Continue a leitura e confira!
O que é Kanban?
O Kanban é um método conhecido mundialmente por focar no controle e na gestão de tarefas. Como mencionamos anteriormente, a metodologia foi criada pela Toyota, depois que a empresa entendeu que vivia em meio à falta de recursos e à necessidade de se modernizar.
Para isso, buscou remodelar a sua administração e buscar por uma gestão de resultados. O visual que ele oferece facilitou o trabalho das equipes da marca japonesa, porque otimizou a comunicação entre os colaboradores, padronizou atividades, definiu prazos e diminuiu desperdícios.
O Kanban se baseia principalmente em referências visuais. Por exemplo: escrever em cartões coloridos as demandas e depois aplicar em produtos, escritórios, murais e até mesmo no computador – nos que possuem sistemas de gestão onde podem ser alocadas as tarefas de forma virtual.
Kanban: como funciona?
Há duas formas principais de colocar o Kanban em prática, independentemente do segmento da empresa: o de produção e o de movimentação.
– Produção: deixa as demandas disponíveis aos colaboradores responsáveis por executarem, sendo dividido em três fases: 1. to do (tarefas para fazer), 2. doing (tarefas sendo executadas) e 3. done (tarefas concluídas). Em cada fase, são afixados cartões com uma breve explicação da atividade.
– Movimentação: é a comunicação para os setores de produção sobre a hora certa para realizar uma demanda ou aguardar o comando para iniciar a próxima fase da tarefa.
Benefícios que o método Kanban traz para a empresa
Confira as principais vantagens que o método Kanban oferece às empresas:
- Visibilidade do fluxo de trabalho
As demandas ficam visíveis e nunca se perdem, assegurando transparência no processo. Além disso, cada colaborador pode conferir o status do projeto ou tarefa.
- Velocidade de entrega
Com uma visão clara sobre as demandas concluídas e os seus prazos, fica fácil identificar em quais etapas as tarefas demoram mais. Assim, os times podem analisar esses dados para melhorar o fluxo de trabalho e a taxa de entrega.
- Alinhamento de objetivos
Por meio de transparência, incentivo a feedback e reuniões, o Kanban possibilita alinhar os objetivos estratégicos da empresa com a rotina dos times.
- Previsibilidade
Ao criar um quadro e acumular tarefas, pode-se entender o processo, analisando o tempo gasto nas atividades para melhorar as previsões de quanto trabalho pode ser entregue.
- Melhora na satisfação do cliente
O Kanban ajuda a gerir melhor o tempo e a focar no que realmente é necessário, assegurando maior produtividade, o que resulta em entregas alinhadas às expectativas do cliente.
Software de Gestão de Projetos com método Kanban
Com o módulo Gestão de Projetos, você pode colocar em prática o método Kanban de forma virtual, garantindo todos os benefícios descritos acima para todo o seu time.
Organize todas as atividades da empresa com uma metodologia ágil, que permite analisar os indicadores e a performance em tempo real e controlar as atividades, o alinhamento e a produtividade da equipe, garantindo eficiência na coordenação e nos resultados dos projetos.
DÊ PLAY NO VÍDEO E CONFIRA!