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Inteligência Artificial: o que é e como utilizar na sua empresa
Veja como a Inteligência Artificial pode transformar negócios com sucesso por meio de suas vantagens. Saiba Mais!
IA - inteligência artificial. Imagem de uma mão humana encostando em uma mão robótica.

É fato: vivemos na era da Inteligência Artificial e precisamos, cada vez mais, entender o que ela é e qual a sua importância para analisar os impactos positivos que essa tecnologia proporciona à rotina das organizações. 

Sua empresa ainda não investe na Inteligência Artificial para escalar negócios, otimizar processos, tomar decisões inteligentes e diminuir erros? Então, confira mais sobre como esse conjunto de máquinas pode fazer por você! 

O que é a Inteligência Artificial? 

Conhecida como IA, a Inteligência Artificial é estabelecida como um grupo de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, etc, que simulam as capacidades humanas inteligentes. 

Podemos dizer que o conceito de IA está definido na capacidade das máquinas de pensarem como nós, humanos. 

Assim, elas aprendem com experiências, se ajustam a novas entradas de dados e tomam decisões assertivas, tudo de modo racional. 

Por trás da Inteligência Artificial, existem algumas tecnologias, que atuam como pilares para que ela possa se desenvolver: 

Machine Learning (capacidade da máquina de tomar decisões);

Deep Learning (aprendizado profundo que faz parte de Machine Learning e, por meio de algoritmos, imita a rede neural do cérebro humano); 

Processamento de Linguagem Natural (PLN) (ajuda computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem). 

Vantagens de aplicar a Inteligência Artificial na sua empresa

Na rotina dos negócios, a Inteligência Artificial se torna essencial, pois permite diversos benefícios, como: 

● Possibilita uma melhor tomada de decisões, totalmente baseada em dados;

● Oferece comodidade e escalabilidade, já que possui algoritmos com segmentações precisas, sugerindo o produto ideal para o perfil do consumidor em questão; 

● Automatiza as atividades, garantindo velocidade no tratamento de informações;

● Diminui erros, riscos e custos, por meio de seu monitoramento e segurança;

● Otimiza o atendimento ao cliente, oferecendo uma comunicação eficaz, rápida e personalizada. 

Como aplicar a Inteligência Artificial em empresas? 

Cada vez mais, o mercado busca firmar parcerias com empresas que apliquem esse tipo de tecnologia. Diante desse cenário, os mais diversos segmentos já possuem alta demanda de Inteligência Artificial. 

Dentro das organizações, a IA atua em todos os setores possíveis, como produção, gestão de pessoas e atendimento ao cliente. 

Exemplos de como as marcas estão utilizando IA 

– Assistente virtual: facilita as atividades diárias, aumentando a produtividade do time. Além disso, os clientes também aprendem a utilizar produtos/serviços da marca com auxílio desse assistente, analisando as possibilidades da melhor maneira. 

– Automatização de processos: da logística ao estoque, até a produção, pode-se investir em softwares com IA para garantir resultados melhores, reduzir erros e otimizar operações. 

– Sistemas de segurança: a IA otimiza os mecanismos de segurança das empresas. Por exemplo: protege os dados da organização no Internet Banking (sistema que detecta tentativas de fraudes financeiras). 

– Otimização de softwares: melhora as funcionalidades de sistemas aplicados nas empresas, como CRM e ERPs. 

– Desempenho dos funcionários: pode-se criar uma base de informações do trabalho da equipe e usar a Inteligência Artificial para avaliar a performance de cada um e indicar melhorias na atuação do time. 

– Recrutamento inteligente: uma ferramenta de IA que mapeia os profissionais ideais para as vagas em aberto, agilizando o processo seletivo. 

– Chatbots: melhora o atendimento, pois o processo de contato com o público é feito por máquinas, com interações programadas, otimizando a experiência do cliente. 

– Recomendação no site: quem utiliza e-commerce pode usar a IA para proporcionar produtos/serviços que combinam com os gostos e as necessidades do consumidor. Por exemplo: aquelas barras que ficam ao lado ou em cima com itens quando você acessa sites, indicando soluções que já pesquisou ou está pesquisando para compra. 

ITBM: o que é e como ajuda as empresas

O ITBM é um conjunto de fluxos de trabalho e ferramentas para desenvolver, fornecer e gerenciar serviços de forma eficiente com foco em TI e áreas de negócio. Ele é essencial para ajudar colaboradores a terem agilidade empresarial e melhorarem os seus processos, sendo um grande exemplo de como as marcas vêm usando a Inteligência Artificial em seus processos internos. 

Isso pode ser implementado por meio do módulo Service Desk, do SENSR.IT. Ele oferece: 

– Dashboard gerencial para tomada de decisão: segurança na tomada de decisões com base em dados. Você escolhe as métricas mais pertinentes e tem acesso a relatórios completos e personalizados. 

– Gestão da jornada do usuário em tempo real: tenha visão gerencial com análise de tendências de custos e real utilização dos serviços ou fornecedores. 

– Gerenciamento de solicitações e incidentes: acompanhe em tempo real o status de cada atividade, defina etapas de acordo com a realidade da empresa, garanta que as entregas acontecerão no prazo e gerar incidentes que podem causar impacto no negócio. 

– Chat e acesso remoto integrado ao atendimento: relacionamento ágil com todas as áreas através de um software integrado de atendimento que pode ser implementado de forma simples e eficaz. 

– Inventário de hardware e software, com visão em tempo real: rastreie e gerencie todos os ativos de hardware e software de TI, de forma centralizada e automatizada. 

– Workflow para aprovação: máxima agilidade para organizar o fluxo de trabalho e acompanhar o andamento das atividades da equipe quando e quantas vezes desejar. 

Desfazendo mitos sobre a Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial já é uma tecnologia usada por muitas empresas. Mas, assim como garante o sucesso dos negócios, ainda é rodeada de mitos. 

Confira os 5 mais comuns sobre a IA e veja por que não acreditar neles:

  • Precisa de uma abordagem de criação própria? MITO! 

Muitas organizações apostam na IA combinando soluções internas e prontas, o que permite personalizar as demandas comerciais e otimizar a implantação. 

  • Garante resultados mágicos e imediatos? MITO! 

O sucesso para a IA não acontece do dia para a noite. É preciso tempo, planejamento e uma ideia clara dos resultados que se busca alcançar. 

  • Não exige uma equipe para executar? MITO! 

A IA garante maior capacidade humana e não onera o tempo do time, que pode focar em demandas estratégicas, ou seja, não é feita por robôs. Além disso, ela depende de pessoas para fornecer informações assertivas. 

  • Quanto mais dados, melhor? MITO! 

A IA necessita de informações inteligentes, com qualidade, atualizadas, relevantes e ricas, e não uma montanha de dados que, às vezes, não servem para nada.

  • Carece apenas de dados e algoritmos para ter sucesso? MITO! 

Precisa? Sim, mas eles são só o começo! A IA necessita de escalabilidade para atender às demandas de negócios com sucesso, focando em soluções dimensionadas que se adequam aos novos requisitos, à medida que evolui. 

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