DATA

A importância da Inteligência Artificial para CIOs em 2024

META- DESCRIPTION: Veja como a Inteligência Artificial pode ser uma excelente ferramenta para os CIOs neste e nos próximos anos. Saiba Mais!

Trabalhar na área de tecnologia e inovação exige que todos os envolvidos estejam atualizados sobre o cenário atual e as tendências que podem ajudar na rotina, e até mesmo posicionar a organização à frente da concorrência.

Nesse sentido, CIO’s estão cada vez mais atentos à democratização do uso da Inteligência Artificial (IA), que promete ser um grande destaque neste ano.

Isso porque a IA despontou como uma das principais tecnologias impulsionadoras da inovação em diversas áreas, desde a automação de processos até a tomada de decisões baseadas em dados. Para os CIOs, ela representa não apenas uma oportunidade de otimizar operações internas, mas também de potencializar estratégias de negócio mais inteligentes e eficazes.

Saiba mais sobre o assunto lendo este artigo.

Qual é o papel da Inteligência Artificial para o futuro corporativo?

A Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental e transformador no futuro em diversas áreas da vida humana. Com avanços contínuos, ela está moldando o mundo de maneiras profundas e impactantes.

Uma das principais missões dessa tecnologia é evoluir projetos corporativos, fazendo com que as empresas avancem em direção à maturidade organizacional e tracem estratégias assertivas em todos os seus processos internos. Com base nisso, é possível que os negócios consigam:

  • Resolver problemas com maior eficiência ou até mesmo evitá-los;
  • Otimizar a rotina;
  • Reduzir gastos;
  • Potencializar os resultados;
  • Automatizar tarefas repetitivas;
  • E muito mais.

À medida que a Inteligência Artificial evolui, ela se integra com outras ferramentas e, consequentemente, agrega novas funcionalidades e soluções ainda mais personalizadas às organizações. Com suas funcionalidades em constante desenvolvimento, o futuro promete ser ainda mais inovador e auxiliar de forma mais abrangente os trabalhadores de todos os segmentos.

Projeções para a IA em 2024

A variedade de ferramentas e serviços de IA terá um impacto significativo no panorama tecnológico de 2024. Segundo o relatório da IDC, estima-se que, neste ano, o mercado de TI avance 5% na América Latina, sendo que o Brasil tem previsão de chegar a 12%. A pesquisa também apontou que as plataformas de IA terão grande efeito na indústria de software empresarial e nos negócios voltados ao usuário final.

Por isso, manter-se ágil, adaptar-se à dinâmica em constante mudança do cenário tecnológico e aproveitar ao máximo as oportunidades emergentes são elementos-chave para o sucesso dos profissionais no mercado de trabalho.

Já outra pesquisa, realizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), mostrou que 65% dos entrevistados acreditam que a IA Generativa continuará dominando a tecnologia em 2024. Entre as principais aplicações para o ano de 2024, os entrevistados apontaram várias áreas de destaque:

  • A identificação e prevenção de vulnerabilidades de cibersegurança (54%);
  • Aumento da eficiência na cadeia de suprimentos e na automação de armazéns (42%);
  • Auxílio e aceleração de desenvolvimento de software e automatização do atendimento ao cliente (38%);
  • Além disso, um número expressivo dos entrevistados (41%) revelou que acredita que a IA vai aumentar a porcentagem de empregos em 26%-50% em 2024.

Relação entre os CIOs x uso da IA

O ano de 2024 promete ser de transformação tecnológica para os CIOs (Chief Information Officers). Ao adotarem visões estratégicas abrangentes, desde a aplicação prática da IA Generativa até a incorporação do conceito de Zero Trust e a implementação de plataformas avançadas, os CIOs têm a oportunidade de posicionar suas organizações na vanguarda da inovação tecnológica.

Com uma ampla gama de estruturas e a crescente disponibilidade de modelos e recursos de IA, os CIOs precisam se preparar para uma integração mais completa da IA generativa em suas operações. A incorporação de abordagens tanto de código aberto quanto fechado será crucial para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela IA Generativa. Isso garantirá uma maior flexibilidade e adaptabilidade na integração dessas soluções na infraestrutura existente das organizações.

Ao adotar uma abordagem híbrida, os CIOs podem explorar as vantagens de ambas as opções, combinando a inovação e a colaboração do código aberto com a segurança e o suporte das soluções fechadas.

Como podemos ajudar você com o uso de IA

Tem enfrentado desafios constantes na gestão de processos do seu negócio? A SENSR.IT, plataforma de Gestão de Serviços e Automação do Grupo TIVIT, pode ser a resposta que você procura.

Não deixe que a complexidade dos processos seja um problema para o crescimento do seu negócio. Ganhe tempo automatizando processos para todas as áreas de negócios sem deixar a inovação de lado.

Entre em contato agora mesmo para conhecer os serviços disponíveis e descobrir como podemos ajudar a transformar seus desafios em oportunidades de sucesso.

Fique por dentro dos nossos assuntos

Plataforma
Contatos
Fique por dentro
Receba as Próximas Atualizações:

© 2022 SENSR.IT – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: