Vamos falar sobre FOCO

Esforço, dedicação são iguais a resultado ? Vamos falar sobre FOCO.

20% de suas prioridades responderão por 80% da sua produção.

Você já sentiu que se esforçou demais, se dedicou, porém não enxergaram o seu resultado ?

Então, isso é muito importante, pois confundimos urgência com prioridade,  podemos  associar isso a FOCO.

Estava com alguns amigos em uma partida de futebol, sei que você pode imaginar a cena, cada um com seus “equipamentos”, aquecimento, linguagem de futebol, a maioria assistem todos os programas de esporte (tem muita teoria), mas logo todos vão a campo e teremos que usar nossas “habilidades”.  Quando acabou o jogo, um amigo me falou: “Poxa Fabio, estou exausto, corri tanto e não consegui marcar ninguém na defesa, quando recebia a bola tocava torto, me posicionava na frente mas errava o gol”, eu brinquei com ele, é meu amigo, de fato você correu demais, fique orgulhoso , pois pelo menos você queimou calorias, mas aparentemente você correu errado e não focou em uma posição, ele ficou pensativo e comentou, “não que é você tem razão” : )

Eu trago sempre para a minha liderança casos reais e práticos do dia a dia, mas o que podemos enxergar neste relato?

 Vou tentar clarear mais sobre o assunto, ganhei de um amigo chamado Rodrigo Almeida,  que atua em uma renomada empresa, um livro chamado: Você  Nasceu para Liderar, do autor John Maxwell

Neste livro tem uma história que considero interessante que retrata o que é ter FOCO e gerar RESULTADO:

 Fixe isso: 20% de suas prioridades responderão por 80% da sua produção.

 Um Faroleiro que trabalhava em  um trecho rochoso do litoral antes do advento da eletricidade e que, uma vez por mês, recebia um suprimento de óleo para manter a luz do farol acessa. Em resumo, a função dele era usar o óleo para manter a luz acessa e direcionar os navios da região. Papéis e responsabilidades.

Como ele não morava longe da cidade, ele recebia visitas frequentes, e , certa noite uma idosa da aldeia pediu um pouco de óleo para manter a família aquecida. Com pena dela, ele concedeu um pouco de óleo. Em outra ocasião, um pai pediu um pouco de óleo para acender a tocha e procurar seu filho, outra pessoa pediu óleo para manter o funcionamento do maquinário e o trabalho dos empregados.  Como podemos observar, todos os pedidos eram para o bem, cheio de boas intenções, o faroleiro, deu o óleo por causas nobres.

Entretanto, próximo ao final do mês, seu suprimento de óleo estava muito baixo e, no ultimo dia do mês, o óleo acabou e a chama se apagou. Naquela noite, houve uma tempestade, um navio se espatifou nas pedras e muitas vidas foram perdidas. O faroleiro ficou morrendo de remorso.

Podemos observar nesta história que ele tinha a clareza do trabalho, o FOCO dele deveria ser em direcionar os navios, mas outras “urgências” tiraram suas “Prioridades” e isso demonstra o título acima. Ele esteve lá todos os dias, estava exausto, mas de fato, não obteve resultados por direcionar sua atenção e não ter clareza em diferenciar o que é Urgente do Prioritário.

Conforme avançamos em nossas carreiras, constantemente teremos que tomar decisões e direcionar nossas energias para realmente ENTREGAR o que foi combinado.

Eu procuro conduzir minhas decisões e direcionamentos junto minhas equipes olhando muito para o que o negócio realmente precisa, escutando atentamente cada necessidade, pois o VITAL não pode se misturar com o TRIVIAL.

Tenham em mente que ser PROATIVO, sempre irá superar o REATIVO e nas adversidades das tarefas, diversas vezes você terá que se Superar e Reinventar, neste caso, você será a pessoa da ENTREGA dos combinados e todos os líderes irão te querer. 😉


Autor: Fabio Varricchio, CEO da SENSR.IT

  • Especialização Governança corporativa – Babson | USA
  • Especialização Governança Financeira – Columbia University | USA
  • MBA Gestão de empresas e negócios
  • Pôs graduado em Segurança da Informação

Duas décadas de experiência em estratégia de TI e Gestão de Negócios, atuou em grandes empresas em projetos nacionais e internacionais. Ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos. É especialista em modelo de Startups,  Planejamento estratégico de TI e negócios, Planejamento estratégico Digital, Delivery Services, Governança e segurança da Informação, ERP, Projetos Web, desenvolvimento de negócios, conselheiro empresarial e consultoria de Tecnologia (CIO/CTO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área do Cliente