Sabe aquelas ações diárias repetidas que atrasam a evolução das organizações? A automação de fluxos é o caminho para torná-las funcionais, oferecendo ganho de tempo para que as equipes foquem no que realmente é essencial e prioritário, principalmente em operações de TI.
Vamos entender como esse conceito se aplica à prática e analisar a maneira de reduzir falhas com segurança e a plataforma ideal para diferentes rotinas? Siga por aqui e boa leitura.
Quais são os principais desafios de uma equipe sem automação?
Em operações de TI, muitas tarefas são repetitivas e demandam um tempo valioso que poderia ser melhor aproveitado. Sem a automação, as equipes frequentemente se deparam com:
- Tarefas repetitivas e demoradas: atividades como a geração de relatórios, o monitoramento manual de sistemas e a atualização de softwares podem sobrecarregar as equipes.
- Erros humanos e retrabalho: a execução manual de processos está sujeita a maiores equívocos. Uma única falha pode exigir a refação, impactando a produtividade e a qualidade dos serviços de TI.
- Falta de visibilidade sobre os fluxos operacionais: sem a automação, acompanhar o progresso de tarefas e identificar gargalos em tempo real é mais difícil. Isso dificulta a tomada de decisões informadas e a implementação de melhorias contínuas nos processos.
Como a automação resolve esses desafios de gestão?
A automação de fluxos de trabalho em TI transforma a operação ao abordar desafios comuns enfrentados pelas equipes. Acabar com as falhas é um dos principais objetivos.
Se você pensar nas tarefas repetitivas e complexas como empecilhos para aproveitar os colaboradores da melhor forma possível, buscar um sistema inteligente é o caminho correto. Como resultado, os processos se tornam mais confiáveis e precisos.
Segundo a empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company, 81% de todo o trabalho físico previsível já poderia ser submetido por alguma tecnologia de automação de processos, permitindo que o trabalhador foque em questões estratégicas da empresa. Essa ação traria agilidade aos processos internos.
Atividades que antes levavam horas, ou até dias, são concluídas em questão de minutos. Ao invés de perder tempo em tarefas operacionais manuais, a equipe concentra seus esforços no desenvolvimento de melhorias e no suporte técnico de alto nível, elevando a produtividade geral.
Outro aspecto fundamental é a melhor utilização dos recursos de TI. Com ela, os ativos são alocados de maneira eficiente, o que impacta na redução de custos operacionais. Além disso, a automação oferece monitoramento contínuo de processos críticos, permitindo que eventuais falhas sejam identificadas e corrigidas antes de atrapalharem a operação.
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O seu apoio na organização e automação das atividades começa com Automação de Tarefas, da Tivit Sensr. A solução proporciona uma visão ampla das requisições, fluxo de aprovação e alocação do time.
Este módulo oferece melhorias que incluem:
- Agrupamento de requisições: para gerir os pedidos juntos, proporcionando mais agilidade no atendimento ao cliente e possibilitando trabalhar de forma escalonada.
- Checklist das atividades: controle de atividades, no qual o responsável do projeto pode criar uma lista com as atividades e acompanhar seus respectivos status.
- Tarefas por período: gestão eficiente através da visualização das tarefas realizadas e as pendentes durante todo o período.
- Fluxo de evolução das atividades: facilidade no gerenciamento das tarefas do seu negócio e controle simples e objetivo de todas elas.
- Workflow de aprovações: mais agilidade nos processos internos, com a máxima segurança criando um ambiente favorável à realização dos projetos e minimizando erros humanos.
- Calendário de atividades: visão geral de todas as atividades que cada membro da equipe tem e acompanhamento do progresso deles, independente do departamento em que trabalham.
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