O mundo dos negócios é cada vez mais dinâmico e competitivo. Quem se propõe a enfrentar o desafio de monitorá-lo por meio de indicadores críticos, está mais perto do sucesso e da escalabilidade da sua empresa.
Em meio a esses índices de comparação estão os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance). Eles desempenham o papel de avaliar o funcionamento das atividades e identificar áreas de melhoria.
Neste conteúdo, vamos falar mais sobre essas métricas, quais são as principais que devem ser monitoradas pelos C-leves e como visualizar todas elas no mesmo lugar. Siga a leitura conosco e entenda melhor.
O que são KPIs?
Imagine que você está em deslocamento conduzindo seu carro. Dirigir sem saber o caminho é arriscado e pode não levar ao destino correto. O melhor a se fazer é ter indicadores claros que mostrem o rumo certo.
Eles são exatamente como os KPIs, ou seja, a bússola para sua viagem.
Esses indicadores variam de acordo com a empresa e o setor, mas geralmente estão relacionados a aspectos como faturamento, produtividade, retenção de clientes, satisfação, eficiência e crescimento.
A seguir, vamos entender 8 dos principais KPIs que você deve levar em consideração na sua companhia:
1. LTV (Lifetime Value) / CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
O CAC representa o investimento necessário para conquistar novos públicos, enquanto o LTV indica o valor total que um cliente trará para a empresa durante todo o seu relacionamento.
Para exemplificar, o primeiro se refere a quanto o seu negócio gasta, em média, na busca de futuros compradores. Isso inclui o dinheiro de anúncios, campanhas de e-mail marketing, equipe de vendas, etc.
Já o segundo está interligado ao valor total que você pode esperar ganhar de um cliente ao longo do tempo em que ele permanece comprando.
2. Churn rate (taxa de cancelamento)
A retenção de clientes é fundamental para o crescimento sustentável. A taxa de churn, que indica quantos deles deixaram de comprar ou cancelaram serviços, deve ser monitorada constantemente.
É o caminho ideal para identificar padrões de comportamento de saída e implementar ações corretivas.
3. MRR/ARR (Receita Recorrente Mensal ou Anual)
Para empresas que trabalham com modelos de assinatura, como SaaS, a MRR e a ARR, são KPIs que ajudam a entender o fluxo de receita previsível ao longo do tempo. Visualizar ambos e perceber alterações são formas de tomar decisões assertivas.
Se tudo estiver conforme planejado, você pode investir mais em campanhas de marketing para acelerar o crescimento. Caso o retorno esteja em queda, terá a chance de investigar as causas, como falta de atração de novos clientes, e agir para reverter essa tendência negativa.
4. GMV (Gross Merchandise Volume)
Para plataformas de e-commerce ou marketplaces, o GMV representa o volume total de mercadorias transacionadas em um período. Esse indicador é um reflexo do sucesso da plataforma e do engajamento dos clientes. Um dashboard eficiente permite analisar rapidamente o GMV e identificar picos ou quedas no volume de transações.
5. Employee Net Promoter Score (eNPS)
Não são apenas os clientes que importam, os colaboradores também precisam estar satisfeitos e engajados. O eNPS avalia o nível de satisfação dos funcionários e sua disposição em recomendar a empresa como um bom local de trabalho.
Focar na melhoria do clima organizacional é mais interessante, quando você tem noção do que está atrapalhando a evolução dos times.
6. Market Share
Esta métrica indica a fatia que uma empresa tem em um determinado mercado em comparação com seus concorrentes. Ela mostra quanto das vendas totais de um setor pertencem a uma única companhia e é uma ferramenta para entender se a marca está ganhando ou perdendo espaço e quais estratégias de crescimento funcionam melhor para ampliar a participação.
7. Taxa de conversão
Saber quantos leads se transformam em clientes é essencial para avaliar a eficácia das campanhas de marketing e vendas. A visualização em tempo real desse indicador em um dashboard permite otimizar rapidamente as táticas de captação de clientes.
8. ROI (Retorno sobre Investimento)
O ROI é um dos KPIs mais importantes, pois mede o retorno gerado por cada real investido em diferentes iniciativas. Visualizar esse indicador reforça a compreensão dos investimentos que estão trazendo resultados e quais devem ser repensados.
Benefícios de um dashboard integrado para visualizar KPIs
Os KPIs mencionados são apenas alguns dos muitos indicadores que os C-levels precisam monitorar regularmente. A quantidade de informações pode se tornar avassaladora quando não é gerenciada de forma organizada e visualmente acessível. É aqui que entra a importância de uma solução integrada de dashboard.
Com a solução completa de TIVIT Sensr, você tem à disposição:
- Dados de diversas áreas centralizados em uma única interface;
- Visão dos KPIs em tempo real, permitindo ajustes imediatos;
- Integração de dados financeiros, operacionais e de marketing, criando uma visão holística da empresa;
- Gerenciamento de relatórios detalhados para diferentes níveis de gestão, adaptando a comunicação para cada necessidade.
Monitore os KPIs e alcance o sucesso da sua empresa
Quer saber mais sobre como um dashboard integrado pode transformar sua gestão?
Entre em contato com nosso time de especialistas e solicite uma simulação da ferramenta.