5-Dicas-para-começar-a-estruturar-a-nova-TI

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O Brasil evoluiu muito nos últimos anos quando falamos sobre infraestrutura de TI. Até para os mais resistentes, ficou inegável a necessidade de atualizar sistemas e operações para a era digital.

Mesmo com a evolução, ainda estamos atrás de outros países que investem muito para ter a disposição a melhor infraestrutura disponível. Separamos algumas dicas para você criar e garantir que tudo esteja funcionando bem em relação a sua disponibilidade de TI.

O que é Infraestrutura de TI?

Investir nessa área é fundamental para o crescimento e bom funcionamento de todas as áreas da empresa. Algumas tem necessidades específicas e tudo isso deve ser mapeado e monitorando por um TI estratégico e atuante.Separamos algumas dicas para você conferir se a sua infraestrutura de TI está organizada e funcional:

1) Tenha um inventário atualizado

Para iniciar esse processo, é necessário criar um inventário de toda sua estrutura interna. Mapear todos os recursos ativos da tecnologia é o primeiro passo. Após que isso for feito, mantenha esse documento atualizado com informações sobre atualizações, trocas e cancelamentos.

2) Faça backup de tudo que envolve os processos tecnológicos

Essa dica é importantíssima. É imprescindível ter backups de todas as informações da empresa. Atente-se onde manterá esses backups e tenha sempre uma versão fora do espaço físico da empresa em caso de panes ou erros humanos. Ele deve ser feito no servidor interno e replicado em algum Data Center externo que possa garantir a segurança das informações caso algo aconteça no espaço físico da organização.

3) Atenção ao e-mail empresarial

O e-mail é a principal forma de comunicação das empresas. Criar um e-mail híbrido que armazene as informações na nuvem é a solução para a grande quantidade de mensagens e arquivos trocados e também uma maneira de garantir que nada seja perdido por falha no sistema ou erros humanos. Manter os mais recentes em um cache local também é uma boa estratégia para garantir velocidade na busca.

4) Virtualização de servidores

Centralizar as informações em servidores é uma tendência que não pode ser ignorada. O ambiente é mais seguro do que os desktops dos colaboradores.
A principal vantagem é caso ocorra qualquer falha, os arquivos podem ser replicados e restabelecidos em outros locais sem mudanças drásticas, o que diminui o impacto na operação.

5) Redundância e compatibilidade nos equipamentos da empresa

É de suma importância que os equipamentos utilizados pelos colaboradores sejam compatíveis e tenham as mesmas configurações. Assim, diminuem as chances de falhas ao serem colocados juntos para funcionar.

Claro que existem muitos aspectos para serem estudados e discutidos quando falamos em infraestrutura de TI. É importante ressaltar que é essencial atenção a essa área que pode causar grandes impactos caso tenha falhas.

Todas essas verdades levam a uma mais global: de forma objetiva, é que para o Service Desk 5.0 ser implementado na sua empresa, é fundamental posicioná-lo como pilar estratégico.

O assunto é complexo e deve ser discutido sempre a nível gerencial com profissionais e softwares especializados e adequados.

Um Framework chamado IT model Canvas.

Pensando em ajudar as empresas que buscam esse novo olhar para o seu Sevice Desk a Sensr.IT desenvolveu o IT Model Canvas para conectar todas essas pontas e tornar o planejamento do TI muito mais alinhado com essa nova realidade.

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